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Você é daqueles empresários que acreditam que apenas grandes empresas se beneficiam com o planejamento financeiro? Que seu orçamento já é apertado, então não faz sentido investir em planejamento? Não importa o tamanho da sua empresa. Para o negócio deslanchar, o segredo é planejamento.
Não basta reagir aos acontecimentos. Você precisa antecipá-los, valorizando e intensificando seus pontos fortes, ajustando seus pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se contra ameaças.
Quando pensamos em planejamento financeiro, é inevitável acreditar que tudo se resume a criar caminhos para aumentar o lucro. Talvez de forma ainda mais simplista, alguns empreendedores pensem apenas em aumentar as vendas.
Nossa proposta é bem mais ampla: traçar a estratégia para aumentar faturamento e diminuir gastos. Neste post vamos falar um pouco mais sobre como é possível fazer isso.
Investigue o comportamento
Há duas formas de aumentar o faturamento: conquistar mais clientes ou fazer com que cada cliente gaste mais em cada compra – é o aumento do ticket médio ou venda média por cliente. Ou, ainda, podemos tentar combinar ambas.
Pode parecer simples, mas exige buscar informações, aumentar sua base de conhecimento tanto sobre o seu próprio negócio quanto sobre o contexto em que ele se encontra, de modo a obter respostas claras para algumas perguntas que envolvem os ambientes interno e externo da empresa:
Qual é o público-alvo de sua empresa?
Que facilidades você pode criar para que o cliente chegue à sua empresa ou sua empresa chegue até ele?
O que seu cliente percebe como valor?
Sua empresa está preparada para oferecer o que o seu cliente deseja comprar?
Quais ações você pode planejar para fugir de uma guerra de preços com seus concorrentes?
Falta algum produto importante em sua prateleira?
Não importa qual é o ramo de negócio da sua pequena ou média empresa; estas são perguntas a serem respondidas antes de olhar para os números.
Quanto melhor a empresa conhecer seus clientes, mais será capaz de reter os clientes que tem e conquistar outros.
Observe o ambiente externo
E como todas as empresas estão inseridas em um contexto econômico e social muito maior do que a abrangência de seu próprio ramo de atuação, mas que afeta diretamente seu desempenho, é preciso prestar muita atenção ao que está acontecendo fora da organização.
Alguns fatos relevantes:
A população brasileira está envelhecendo e o crescimento demográfico é mínimo. A partir de 2047, a população brasileira deve começar a diminuir, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 10 anos, alguns estados já terão mais idosos do que crianças.
O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a terceirização de atividades-fim das empresas, liberando a adoção dessa forma de contratação.
Projetos de lei modificando as regras para construção de imóveis no Rio de Janeiro estão tramitando na Câmara dos Vereadores. Redução da área mínima, dispensa de garagem e aumento do gabarito em alguns bairros estão entre as propostas. Os objetivos seriam simplificar as normas de construção na cidade e aquecer o setor. (Fonte: O Globo, 2/9/2018)
Estas são apenas três notícias recentes que podem representar oportunidades ou ameaças a uma enorme gama de negócios.
Mantenha-se informado
Informação é um item crucial para qualquer planejamento. Ela é a base para construção de estratégias de crescimento. O mais importante é identificar quais informações são relevantes em meio a tantos dados disponíveis, como construir suas estratégias com base nesses dados e jamais deixar de acompanhá-los. Só assim os números de sua empresa refletirão a capacidade que ela tem de implementar ações para gerar lucro.
O tema planejamento financeiro é tão importante a Legere Empresarial está oferecendo durante todo o mês de setembro 1 hora de consultoria gratuita para que você aprenda a descomplicar este tema na sua empresa. Preencha o formulário abaixo para agendar a sua!
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