Quanto custa manter o seu negócio?
- Tânia Paes
- 20 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Planejamento financeiro para pequenas e médias empresas

Não importa se o que você vende é um produto ou um serviço. Vender é entregar valor, do ponto de vista do cliente.
Se o cliente não encontrar valor no produto ou serviço adquirido, ou seja, se suas necessidades não forem atendidas, ele não retornará.
O planejamento de vendas precisa ser feito com base nas necessidades do cliente e na capacidade que a empresa tem de atendê-lo com qualidade.
Mas qualidade custa dinheiro. Conhecer, ou melhor, dominar os custos do seu negócio é importante no mínimo por três razões:
Identificar e saber quanto custam os serviços oferecidos.
Tomar as decisões mais adequadas no enfrentamento da concorrência.
Conhecer os resultados obtidos com as vendas realizadas.
Identifique os custos variáveis
Os custos variáveis são os gastos diretamente ligados à entrega, à produção, ao serviço prestado. Por exemplo, a comissão do vendedor; só é paga se ele vender.
Porém, é necessário atenção. Uma pizzaria pode comprar todos os meses 5 kg de farinha, assim como um colorista de cabelo pode comprar todos os meses 5 embalagens de tinta. Somente a parcela aplicada às pizzas vendidas ou aos cabelos coloridos poderá ser considerada como custo variável, custo do produto vendido ou custo do serviço prestado.
E o que sobrar no final de cada mês? O que sobrar é estoque, elemento importantíssimo a ser definido no planejamento financeiro. É preciso estabelecer qual a cobertura de estoque necessária para que o produto ou serviço seja entregue ao cliente quando e na proporção que ele demandar.
O planejamento correto dos níveis de estoque pode representar a sobrevivência da empresa.
Muitos empreendedores ainda entendem que para ter sucesso é necessário ter estoques abarrotados de produtos. Só que funcionários, governo, fornecedores e credores recebem em dinheiro e não em farinha, coloração ou quaisquer que sejam os produtos. Portanto, a empresa precisa de caixa, ou seja, de dinheiro, e níveis de estoque apenas adequados ao volume de vendas do negócio.
Os custos ou despesas fixas são aqueles que independem do volume de vendas. Muitos autores utilizam a expressão “os custos fixos são o maior exemplo de fidelidade que uma empresa pode ter”. É verdade. Eles estão sempre lá, mês após mês. Por esse motivo é muito importante mantê-los sob o mais rígido controle. Devem ser suficientes apenas para suportar a estrutura da empresa.
Ao alugar um imóvel para a sede da empresa, por exemplo, é preciso escolher um cujo valor seja compatível com o preço dos produtos vendidos. Ao contratar funcionários mensalistas, eles deverão ser mantidos em número suficiente para apoiar a estrutura de vendas da empresa.
Resumindo: para atender ao volume de vendas projetado é necessário conhecer com clareza as necessidades de material e mão de obra compatíveis em quantidade e qualidade com o valor que nos propomos a entregar ao cliente. Custos fixos e variáveis deverão ser alocados, desde o planejamento, aos produtos vendidos. Isto é essencial à formação correta de preços e, consequentemente, ao planejamento de lucros.
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